Grafeno - O Futuro da Tecnologia

     O grafeno é uma espécie de folha composta de átomos de carbono organizados de forma a parecer uma tela de galinheiro. Possui um átomo de espessura e se enrolado, forma um nanotubo de carbono, espécie de tubo muito fino com várias aplicações na nanotecnologia.
      Hoje, utilizamos o silício na fabricação de eletrônicos. Esse elemento pode ser encontrado em tudo o que você chama de PEDRA e TERRA. O grande problema que enfrentamos atualmente é que está cada vez mais difícil tornar os equipamentos menores e fabricar processadores mais potentes. Uma prova disso é o número cada vez maior de núcleos de CPUs.
      Essa folha de carbono pode ser uma forte candidata a substituir o silício nos gadgets, já que é ultrafina e conduz eletricidade mais rápido que qualquer material conhecido. Com ela, talvez se consiga produzir processadores com até 1000 Ghz, sendo que já é muito difícil ultrapassar a barreira dos 4 ou 5 Ghz.
      Outra aplicação do grafeno é a produção de telas touchscreen, que usam eletrodos transparentes. Isso já foi feito por pesquisadores coreanos e japoneses, que fabricaram uma de 30 polegadas aplicando camadas do material sobre a matriz da tela.
      As vantagens da utilização do grafeno para a fabricção desse tipo de equipamento é a maior transparência e resistência do material, além do custo, pois o carbono é mais abundante que os materias que normalmente são utilizados em seu lugar.
      É por isso que o grafeno é um forte candidato a mudar a história da tecnologia. Assistam ao víde sobre outras aplicações do grafeno.

Posted in by Colégio Sete & Cia. No Comments