Google Chrome OS

          Muitos de vocês já devem ter conhecido o Google Chrome, o navegador do Google. Mas o que seria o Google Chrome OS? Uma versão do programa? Não! Por incrível que pareça, é um sistema operacional. Ele funciona baseado num sistema chamado cloud computing (computação em nuvem), que consiste em armazenar seus dados na web.

          Para que você entenda melhor, vamos imaginar o seguinte: quando usamos nossos e-mails, as informações podem ser acessadas de qualquer computador sem a necessidade de uma mídia removível. No caso do Google Chrome OS acontece o mesmo, só que para todos os arquivos e programas. Isso já é utilizado por serviços como o Skydrive para que os usuários do Windows Live ID salvem seus arquivos.
          Uma das suas principais vantagens do Google Chrome OS é o tempo curto que o PC leva para iniciar. Nos sistemas operacionais comuns, o usuário espera cerca de 45 segundos para poder usar o computador. No caso do sistema do Google, esse tempo cai para 7 segundos ou menos! Isso se deve, principalmente, ao fato de que o sistema ocupa cerca de 60 vezes menos espaço em disco que o Windows 7, por exemplo.
A interface do Google Chrome OS é muito parecida
com o navegador de mesmo nome
          Mas, nem tudo são flores! Se a sua conexão cair, o Google Chrome OS se torna um pouco "INÚTIL", já que a única função não relacionada à internet presente é o tocador de mídia que vem com o sistema. Outro ponto que se deve levar em consideração é que não há como o usuário trabalhar com programas mais pesados, como o Photoshop, alguns jogos e editores de vídeo.
          Com todas essas qualidades (e defeitos), o novo sistema operacional do Google promete ser ideal para pessoas que usam o navegador maior parte do tempo em que estão na frente do PC ou para ser o sistema de um computador secundário, que você usa quando termina de usar os programas pesados em um computador maior. 
         É exatamente por isso que ele vem de fábrica em netbooks, que apesar de serem baratos e compactos, têm uma configuração limitada em relação aos notebooks. Eles não fazem nada muito além de se conectarem com a internet.

Posted in by Colégio Sete & Cia. No Comments